terça-feira, 16 de janeiro de 2018

XXII ENCONTRO DOS PROFETAS DA CHUVA EM QUIXADÁ - CE




Cruz. Dia 13, os Profetas da Chuva estiveram reunidos em Quixadá, Terra dos Monólitos, do Açude Cedro, da Pedra da Galinha Choca e de Raquel de Queiroz, para realização do XXII Encontro dos Profetas da Chuva, quando são apresentadas as profecias populares para a quadra invernosa de 2018.
O encontro aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE – Quixadá e contou com a participação de 23 profetas.

 Este evento é uma promoção da Associação dos Filhos e Amigos de Quixadá e do Instituto de Violas e Poesia do Sertão Central e está na vigésima segunda edição. XII Encanta Quixadá – Festival de Cantoria 2018. Segundo os profetas, são experiências que passam de geração em geração, quando os filhos deram continuidade as realizações de experiências que aprenderam com seus ancestrais e procuraram preservar esta tradição observando os astros, o clima, as plantas, animais e outros fenômenos naturais que, segundo a tradição popular, são indicativos da intensidade das chuvas que irão ocorrer na região durante o período de inverno.
Os Profetas fizeram a abertura do evento com um momento de oração e silêncio em homenagem aos Profetas que participavam do evento e já faleceram.
 Durante todo o evento, houve momentos culturais com a participação dos cantores de Quixadá, dentre eles o cantor Valter Ramalho, a menina sanfoneira Deisielle do Município de Ocara e repentistas.
O Profeta Chico Leite (Francisco dos Santos), 79, natural de Quixadá, começou a fazer suas experiências aos seis anos de idade, obserando os relâmpagos, a barra da passagem do ano, a direção dos ventos, o brilho do Sol, as pedras de sal, em treze de dezembro, e o pôr do Sol por trás de uma torre em 18 de outubro. Afirma que teremos um ano melhor que os anteriores, com início das chuvas em janeiro e vai até o mês de junho, pois, a luz do Sol com pouco brilho é um bom sinal. 
 
O Profeta Titico Baio (Francisco Acelino do Rego) é da Comunidade de São Miguel em Quixeramobim e tem suas experiências focadas em datas observando o clima de uma hora da madrugada até meia noite, nos dias 7, 17 e 20 de setembro; 08, 18 e 28 de outubro. As observações feitas nestas datas prenunciam as chuvas correspondentes aos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho, do ano de 2018. Prever pouca chuva e muito sol para o período de 15 de fevereiro a 15 de março. Para a segunda quinzena de março, até o mês de junho, prever boas chuvas e açudes armazenando bastante água. Já o Profeta Erasmo Barreira, de Quixadá, disse que participa do encontro há 09 anos e tem sido bastante assertiva as suas profecias que se baseia nas abelhas, formigas de roça, árvores e nos Ventos do Aracati, do dia 21 de outubro, quando faz um fogo para observar a direção dos ventos, que quando fica mudando de direção (embaralhado) não é bom sinal. Acredita em um bom inverno, segundo as suas observações, a partir de 20 de fevereiro. O Profeta Renato apresentou a experiência da Garrafa com água na fogueira e indicou bom inverno.
Renato Lino de Souza, Natural de Quixadá, concentra suas observações nas plantas da Caatinga e nas aves e cupins. Ele acredita em um bom inverno e mostrando um pedaço de galho da catingueira, descreve as características que são sinais de um bom inverno. Segundo sua experiência, quando a catingueira apresenta a casca lisa e limpa é sinal de bom inverno.
José Airton Araújo, de Quixadá, prever uma quadra invernosa igual a do ano passado. O pesquisador Luiz Gonzaga, de Camocim, que se baseia nas imagens de satélite, só prever chuva mais intensa a partir do final do mês de fevereiro. O Profeta Dedé Rufino, do Município de Madalena, prever pouca chuva para os meses de janeiro e fevereiro. Ele diz que só ver chuvas mais intensas para o mês de março. O Profeta Odontólogo Paulo Costa fez previsão de um bom inverno e anunciou um período de dez anos sem seca e citou o período de 1959 a 1969, quando os planetas Júpiter e Vênus encontram-se alinhados, fenômeno que se repetiu para aproxima década, e encerrou suas profecias declamando a Poesia da Umbelina. A Profetisa Lurdinha, 80, filha de profeta, prever bom inverno a partir de 08 de março. Usa as experiências das pedras de sal e barra do Natal. Aconselha que os agricultores aproveitem as primeiras chuvas.
 
Várias autoridades, políticos, repórteres, jornalistas e locutores das principais emissoras de rádio, jornal e televisão do estado estiveram presentes para acompanhar, de perto, as previsões climáticas sobre as chuvas para o ano de 2018.
Cada ano, uma personalidade é homenageada durante o evento. Este ano, o escolhido foi Secretário do Estado Elcio Batista da área da cultura.
Sobre o que disseram os profetas, observa-se que há muitos pontos em comuns, mas, também, há divergências em suas afirmações, embora, todos afirmem a autenticidade de suas previsões. A maioria prever uma quadra invernosa superior aos anos anteriores, com mais água para os açudes e uma boa colheita. Quanto ao início da quadra invernosa, não há consenso, pois, as datas mais citadas é o início da segunda quinzena dos meses de janeiro fevereiro e março.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário