terça-feira, 21 de novembro de 2017

O CHAPÉU QUEBRADO DO CANGACEIRO..!

Por Voltaseca Volta

Muito se tem discutido sobre a origem do chapéu do cangaceiro.


Para alguns, o seu design teria sido originado da influência do chapéu do imperador francês Napoleão Bonaparte (vide foto, acima). Para outros, seria criação dos próprios cangaceiros. Não existe uma pesquisa profunda sobre o respectivo assunto. Pessoalmente, entendo, que o CHAPÉU CANGACEIRO DE ABAS LARGAS teve como inspiração, o chapéu do VAQUEIRO NORDESTINO. 


Após alguns anos no cangaço, sobretudo na fase baiana (que se iniciou em agosto/1928, com a passagem de Lampião cruzando o Rio São Francisco), O CHAPÉU passou a ser mais estilizado, com a inserção de moedas de ouro/prata na testeira e, na aba e, muitos enfeites no barbicacho, além de símbolos de proteção, como a variação da estrela de 6 e oito pontas. 

A entrada das mulheres no cangaço, sobretudo das cangaceiras DADÁ (companheira de Corisco) e, de SILA (de Zé Sereno), que eram excelentes costureiras, além do próprio Lampião que era um grande artesão em couro, deram uma nova estética às suas roupas / chapéus /cartucheiras..etc...

FOTOS:

Acima, fotos dos vaqueiros do major Quinca Leonel / Belmonte-PE, que já no início do sec. XX, usavam o chapéu de aba larga. (Foto: Valdir Nogueira);

Foto de Lampião com seu chapéu bastante ornamentado e, do imperador Napoleão Bonaparte (pescadas no Google).

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=757984771070166&set=gm.731917207017226&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

http://blogdodrlima.blogspot.com

Um comentário:

  1. Este tipo de chapéu quebrado era moda da época,assim como hoje o boné é usado pela polícia,bandidos e população naquele tempo também era assim. Já vi alguns pesquisadores/escritores cometerem o erro de dizer que alguns componentes das volantes usavam o chapéu quebrado para se confundir com os cangaceiros,erro total. A minha bisavó que nasceu em 1894 e faleceu em 1986 me falou várias vezes que antigamente nas festas de interior os rapazes ia bem vestidos usando chapéu quebrado,lenço no bolso e alpercatas de rabicho. Podemos ver o chapéu quebrado em fotos da Guerra de Canudos sendo usado por jagunços de Antonio Conselheiro,Militares do Exercito,policiais e jagunços dos coronéis. O chapéu quebrado também é visto na Europa antiga e em outras localidades e épocas do mundo. O povo nordestino apenas adaptou ele ao couro e os cangaceiros acrescentaram os adornos e símbolos.

    ResponderExcluir