sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PROFESSOR ABEL FREIRE COELHO

Por: José Mendes Pereira

Professor Abel Freire Coelho, natural de Macaíba-RN, nascido a 4 de junho de 1902. Ainda jovem, passou a residir em Mossoró, onde cursou o Colégio Diocesano Santa Luzia, sendo mais tarde um de seus docentes.


 Orador de vasto recurso, serviu aos desportos e organizações políticas, sendo um decidido admirador e correligionário do político oposicionista João Café Filho.
Foi um dos redatores do jornal “CORREIO DO POVO”, que circulou por alguns anos em Mossoró, tendo o jornalista José Octavio Lima como diretor. Formado pela Faculdade de Direito do Ceará, exerceu a magistratura no Rio Grande do Norte, sendo nomeado Promotor Público de Mossoró e, mais tarde, por concurso, Juiz de Direito da Comarca de Pau dos Ferros, em cujo cargo se aposentou. Faleceu em Mossoró no dia 17 de abril de 1978. - FONTE - SITE DA ESCOLA ESTADUAL ABEL COELHO, MOSSORÓ-RN. http://jotamaria-eedemossoro.blogspot.com/


ADENDO

Abel Coelho, como promotor, foi responsável pela condenação de Antonio Luiz Tavares, o  cangaceiro Asa Branca durante dez anos de prisão, após a tentativa do bando de Lampião a Mossoró.




Antonio Luiz Tavares nasceu em Cajazeiras do Rio do Peixe, no Estado da Paraíba, no dia 10 de Janeiro de 1902 e faleceu de problemas cardíacos em Mossoró, no dia 02 de Novembro de 1981, sendo que os seus restos mortais repousam no Cemitério São Sebastião em Mossoró, aos fundos do túmulo de José Leite de Santana, o ex-cangaceiro Jararaca.





Túmulo do cangaceiro Asa Branca.
http://blogdodrlima.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário