domingo, 23 de outubro de 2011

O DIABO EM FORMA DE CANGACEIRO:


ZÉ BAIANO, O SÁDICO FERRADOR DO
BANDO DE LAMPIÃO...,
QUEM COM FERRO FERE, COM FERRO SERÁ FERIDO!

José Baiano nasceu em Chorrochó, no Estado da Bahia. Era filho do cangaceiro Faustino - "Mão de Onça", e irmão da Lídia, mãe do cangaceiro  Zé Sereno. Tinha uma cor negra,, bastante alto e feioso, tendo a cabeça deformada, olhos tortos, boca rasgada horribilante; talvez por não ter sido um homem bonito, frustrado, caiu no mundo do crime como protesto contra a natureza.  

Diz que a revolta de Zé Baiano surgiu quando um oficial de volante, por nome de Vicente Marques, surrou a sua mãe, deixando uma enorme cicatriz no seu rosto. A partir daí, o negro mandou fazer um ferro de ferrar com as iniciais "JB", e a sua  primeira vítima  foi


a dona de casa Maria Marques, sendo esta  irmã do soldado Vicente Marques.

  

A jovem Balbina  da Silva só foi ferrada porque mandou uma carta desaforada para Lampião, dizendo o seguinte:   "O cabelo é meu e eu  uso do jeito que eu quero". Zé Baiano odiava mulher com o cabelo curto, e  a chamava de "mulher homem ou Diabo". Uma das vítimas do endiabrado foi a sua mulher Lídia, que o traiu como o cangaceiro Bem-Te-Vi. Pedindo Permissão a Lampião, Zé Baiano matou Lídia.

Zé Baiano foi assassinado no ano de 1936,  por um dos seus melhores amigos.


o coiteiro Antonio de Chiquinho e mais cinco comparsas. 

Já fazia dias que ele e seus comparsas já vinham planejando como seria o ataque aos facínoras. Tudo certo, partiram para fazer a chacina. Lá no coito, depois que comeram uma buchada de bode, e já sentindo que os cangaceiros estavam bêbados, partiram para exterminá-los sem piedade. E deu certo. 

Fonte de pesquisas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário