sexta-feira, 28 de outubro de 2011

MUNICÍPIO DE CRUZ, FORÇA VIVA DA TERRA DA LUZ

Por: Dr. Lima
[DSCF1302.JPG]

Cruz/CE. Cidade próspera e hospitaleira. Desmembrada do município de Acaraú em 1985, situada ao lado esquerdo da foz do Rio Acaraú, distante 260 km de Fortaleza. Seu nome originou-se de uma cruz fincada à margem de uma lagoa para demarcar o local onde um homem havia tombado. Duas lendas procuram explicar a morte do infortuno. Uma diz que se tratava de um retirante que havia morrido de fome e outra explica que foi um homicídio por causa da desonra de uma donzela. A cidade de Cruz fica situada entre as cidades de Acaraú, Bela Cruz, Jijoca de Jericoacoara e o Distrito de Aranaú. Suas praias, Preá e Formosa, ficam distante 36 km da sede, seguindo pela CE – 085, até Lagoa dos Monteiros. Daí até à praia são 12 km de piçarra passando pelas comunidades de Córregos dos Ana, Vila de Caiçara, Cavalo Bravo e Preá. Tem como principais atividades econômicas um comércio varejista atuante, castanha de caju, produção de farinha de mandioca e coco. O artesanato de linha e a confecção feminina são responsáveis pela absorção da maior parte da mão de obra feminina do município.

clip_image002
Durante os seus 26 anos de emancipação, Cruz construiu alguns monumentos em homenagem ao seu povo e aos ilustres cidadãos que prestaram relevantes serviços ao município.
A estátua do Monumento Francisco de Assis, o mais querido de todos os Santos. Nasceu na Itália em 1.182 e faleceu em Assis aos 3 de outubro de 1.226. Teve como escultor, o Professor João Bosco do Vale. Inaugurado em 11 de março de 1990, pelo então Prefeito Antônio Raimundo de Araújo Neto. Situado na entrada leste da cidade, o monumento expressa a religiosidade de seu povo que tem como mentor espiritual o Cônego Manoel Valdery da Rocha. Uma homenagem do povo de Cruz àquele que os antepassados desta terra escolheram como seu Padroeiro.

clip_image004
Na Praça Monsenhor José Edson Magalhães, ao lado da Igreja Matriz de São Francisco de Assis, Padroeiro de Cruz, está o busto do seu Patrono. Uma homenagem da cidade ao seu primeiro Pároco de Cruz, no período de 6 de abril de 1.958, quando foi erigida a Paróquia, permanecendo até 5 de setembro de 1.965. O monumento foi uma homenagem ao seu Jubileu de Ouro Sacerdotal, em 14 de janeiro de 2008, construído pelo Prefeito Jonas Muniz.
Memorial – construído na Praça Francisco Araújo Muniz, no Centro de Cruz, dedicado aos que na vida, amaram esta terra e lutaram para vê-la livre, a homenagem do povo de Cruz, que conservará, na memória, os belos testemunhos de patriotismo, lealdade e honradez, dos homens e mulheres que construíram nossa cidade hoje e sempre. Inaugurado em 23 de setembro de 1.989,
clip_image006
pelo então Prefeito Antônio Raimundo de Araújo Neto.

clip_image008
A estátua do Senhor Bernardino José do Nascimento (Bena Malaquias) homenageia um de seus filhos ilustres, construída em 2002, pelo Prefeito Manoel Nelson Silveira.
clip_image010
As colunas representam o marco de inauguração da CE – 179. Estrada asfaltada pelo Governo do Ceará Cid Ferreira Gomes, ligando as cidades de Cruz e Bela Cruz em uma extensão de 18 km.

clip_image012
O Santo Cruzeiro, símbolo da religiosidade do povo da Vila de Caiçara, distante 30 km da sede, foi construído há 70 anos para realização das Santas Missões. O povo zela e celebra missas no local. Agora, a comunidade católica prepara-se para festejar seu Jubileu de 75 anos.

clip_image014
A Cruz, que deu nome a cidade, fincada a margem de uma lagoa demarca o local onde sucumbiu o homem que morreu de fome ou assassinado, de acordo com as duas versões apresentadas pelos historiadores.

clip_image016
O Salão Paroquial, construído com a colaboração e doação do povo da comunidade, teve sua madeira transportada em lombo de animais e ombros de homens fortes e guerreiros que a trazia de matas distantes para construção das tesouras. Durante muitos anos serviu de local para realizações de grandes eventos, dentre eles a instalação do município e a posse do primeiro Prefeito João Muniz Sobrinho em 1º de janeiro de 1986. Hoje, é local de funcionamento da ZYL – 383 – Rádio FM Comunitária 6 de Abril 98,7 MHz, a serviço da cultura, da evangelização, informação e entretenimento. Sempre ao lado do povo em todos os momentos de sua vida.

clip_image018
A Igreja Matriz de São Francisco de Assis teve inicio em 1884 com a construção de uma capela feita pelos senhores Francisco Bernardino de Albuquerque e Albano José da Silveira em devoção a São Francisco cujos festejos acontecem aos 4 de outubro, feriado municipal. Com a instalação da Paróquia aos 6 de abril de 1958, teve como primeiro Vigário José Edsom Magalhães que permaneceu até 1965 com a chegada do recém formado Pe. Valdery que ainda administra a Paróquia.

Dr. Lima/Engenheiro Agrônomo/Radialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário