sexta-feira, 21 de outubro de 2011

LAMPIÃO EM MUMBAÇA

Por: Manoel Tavares de Oliveira


No ano de 1927, quando o bando de Lampião tentou invadir e saquear a cidade de Mossoró, em sua passagem pelo Sítio Mumbaça, hoje cidade de Frutuoso Gomes, a única casa que ele entrou foi a de meus avô, José Gomes de Oliveira.

Meu avô era almocreve e estava viajando para o Cariri, quando o bando passou no lugar, e minha avó, Maria Salustiana da Cunha, (Dona Mariazinha como era chamada), não saiu de casa junto com suas 7 filhas, inclusive minha mãe, Joana Gomes de Oliveira, que já era casada na época, e seus 3 filhos pequenos, José de 7 anos, Antonio de 4 e Maria de 3 anos, talvez a única família que permaneceu em casa, pois todas as outras foram se esconder no mato com medo dos bandidos. 

Na casa de Frutuoso, se rezava a trezena de Santo Antônio, e nesta noite não foi realizado o evento, a penúltima noite de trezena, que era o dia 11 de Junho, pois todos foram esconder-se no mato. A casa de Frutuoso não foi atingida pelos bandidos, pois ficava um pouco afastada da estrada, e eles parecem que não desviavam muito por onde andavam. 

Ao entrarem na residência de José Gomes, meu avô, perguntaram: "Cadê o dono da casa?". Minha avó sem hesitar respondeu: "Está viajando".

Ao entrarem na casa, estava meu irmão mais velho, na época com 7 anos, e um deles tirou a rede do armador, derrubando-o ao chão. Tomaram um anel de ouro da minha mãe, Jona Gomes, e uns brincos de minha tia Rosa.

Quando abriram as malas, lá encontraram vários quadros com o retrato


do Padre Cícero do Juazeiro, e imediatamente um deles , possivelmente Lampião, disse: 


"Nesta casa ninguém bole". Saíram imediatamente sem ofender fisicamente as filhas de José Gomes, indo logo abaixo, cerca de uns 3 ou 4 quilômetros, no Sítio Cachoeirinha, entraram na residência do Sr. Francisco Libânio, que se encontrava fechada, pois o pessoal tinha ido se esconder com medo deles, e o bando fez o maior destroço, derrubando todos os queijos que se encontrava no jirau, cortaram todos,, e depois fizeram cocô em cima dos restos que sobrou. Verdadeira bagunça.

Aqui deixo registrado o que aconteceu na passagem de Lampião e seus facínoras, pelo Sítio Mumbaça, minha terra.

Este fato eu tenho a plena certeza que ninguém escreveu. 

Manoel Tavares de Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário